Você já teve a infelicidade de ficar duas a três horas discutindo um determinado assunto e depois da reunião descobrir que não era necessária aquela reunião?
Em 2009 li um livro muito interessante que trata deste assunto, ele traz idéias esclarecedoras para não perdermos tempo desnecessário. O livro é: “Reuniões da agenda ao resultado” de Ernest W. Janzen – Editora Esperança.
Janzen diz que há pelo menos sete razões que devem ser consideradas antes de marcar a reunião.
1ª Você não precisa marcar uma reunião quando o assunto pode ser resolvido por telefone, skype, email ou papo informal.
2ª Você não precisa marcar uma reunião quando o grupo não teve tempo suficiente de se preparar.
3ª Você não precisa marcar uma reunião quando pessoas importantes não estarão presentes
4ª Você não precisa marcar uma reunião só porque é o dia de realiza-la.
Se não tem assunto para que fazer?
5ª Você não precisa marcar uma reunião quando os resultados não valem a pena.
6ª Você não precisa marcar uma reunião quando você tem autonomia para decidir.
7ª Você não precisa marcar uma reunião quando envolver outros só servirá para deixar a questão mais complicada.
Então, quando é preciso marcar uma reunião?
Devemos marcar uma reunião quando temos que transmitir uma informação rapidamente a várias pessoas.
Uma reunião deve ser marcada quando é preciso de uma resposta rápida de várias pessoas sobre um determinado assunto, quando precisamos de ponto de vista diferentes sobre um mesmo assunto e quando existem exigências legais a serem cumpridas.
As reuniões podem ser produtivas ou improdutivas dependendo da forma como são feitas.
Quando a reunião é muito longa, a agenda for muito extensa, a representatividade dos participantes não é adequada, quando o diálogo do grupo é truncado, a agenda mal planejada, quando não há conclusão e definição no final da reunião é improdutiva.
Deus quer que tudo seja feito com decência e ordem. 1ª Coríntios 14.40
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