segunda-feira, 4 de junho de 2012

CHORAI COM OS QUE CHORAM



Uma palavra que chama a minha atenção é empatia. Sempre ouvi falar sobre empatia, mas confesso que desconhecia o significado. Fui até o dicionário e descobri que empatia é colocar-se no lugar do outro.
Os estudiosos dizem que estamos vivendo na pós-modernidade, cuja característica entre outras é o individualismo.
Falar em empatia numa sociedade individualista é pura ingenuidade.
Temos observado em todos os lugares o comportamento individualizado do ser humano, só pensa em si, quer levar vantagem em tudo, venha só o meu reino.
O título acima é bíblico, “chorai com os que choram”, eu não inventei, não criei, apenas copiei.

Chorar com os que choram é exercer a empatia, ou seja, colocar-se no lugar daquele que está sofrendo.
É sentir o que o outro está sentindo, sabe por quê? Pelo simples fato que somos irmãos de raça. Sim, todos nós descendemos de Adão e Eva.
Somos irmãos de raça, por isso não podemos viver em função do nosso próprio ego. Temos que deixar o individualismo de lado e abraçar aquele que está ao nosso lado.
Alegra o meu coração com iniciativas de cidadãos de bem. Sempre no inverno, algumas pessoas de nossa cidade, saem recolhendo roupas e cobertores para proteger o próximo.
Atitudes assim são empáticas não estão pensando única e exclusivamente em si mesmos.
Devemos olhar para as necessidades e os necessitados de nossa rua, bairro, estado, país e o mundo. Ao olharmos vamos chorar com eles.
Chorar com os que choram é agir também, eu sou comovido e tomo a iniciativa, não podemos ficar apenas no choro; aliás, o choro deve levar-nos a prática da solidariedade.
O que você está esperando? Tem chorado com os que choram? O que tem feito por eles? Se ainda você não fez nada, que tal começar hoje?

Nenhum comentário: