quarta-feira, 2 de novembro de 2011

REUNIÕES


Você já teve a infelicidade de ficar duas a três horas discutindo um determinado assunto e depois da reunião descobrir que não era necessária aquela reunião?

Em 2009 li um livro muito interessante que trata deste assunto, ele traz idéias esclarecedoras para não perdermos tempo desnecessário. O livro é: “Reuniões da agenda ao resultado” de Ernest W. Janzen – Editora Esperança.

Janzen diz que há pelo menos sete razões que devem ser consideradas antes de marcar a reunião.

1ª Você não precisa marcar uma reunião quando o assunto pode ser resolvido por telefone, skype, email ou papo informal.

2ª Você não precisa marcar uma reunião quando o grupo não teve tempo suficiente de se preparar.

  Você não precisa marcar uma reunião quando pessoas importantes não estarão presentes

4ª Você não precisa marcar uma reunião só porque é o dia de realiza-la.

Se não tem assunto para que fazer?

5ª Você não precisa marcar uma reunião quando os resultados não valem a pena.

6ª Você não precisa marcar uma reunião quando você tem autonomia para decidir.

7ª Você não precisa marcar uma reunião quando envolver outros só servirá para deixar a questão mais complicada.

Então, quando é preciso marcar uma reunião?

Devemos marcar uma reunião quando temos que transmitir uma informação rapidamente a várias pessoas.

Uma reunião deve ser marcada quando é preciso de uma resposta rápida de várias pessoas sobre um determinado assunto, quando precisamos de ponto de vista diferentes sobre um mesmo assunto e quando existem exigências legais a serem cumpridas.

As reuniões podem ser produtivas ou improdutivas dependendo da forma como são feitas.

Quando a reunião é muito longa, a agenda for muito extensa, a representatividade dos participantes não é adequada, quando o diálogo do grupo é truncado, a agenda mal planejada, quando não há conclusão e definição no final da reunião é improdutiva.

Deus quer que tudo seja feito com decência e ordem. 1ª Coríntios 14.40

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