sábado, 18 de julho de 2009

QUANTO CUSTA SER UM LIDER

CUSTA SER UM LIDERQUANTO CUSTA SER UM LIDER

Ser líder não é fácil, ele tem que conviver com a solidão (muitas vezes ele vai ficar só), tem que tomar decisões difíceis (que às vezes não agradam a todos).
O líder influência pessoas pelo seu exemplo, Jesus foi o nosso modelo de liderança, pois agiu sempre de forma surpreendente, a ponto de falar “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir”.
Estar na liderança é saber do preço que vai ter que arcar. O líder não pode ser alguém instável emocionalmente, porque ele precisa saber lidar com as críticas.
Ser líder é ser vidraça, com certeza vai receber pedradas mesmo, é preciso trabalhar bem com a crítica e com os críticos.
Jesus na cruz exclamou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Note bem como Jesus reagiu à ação dos seus inimigos.
Ted Willians um ex-jogador americano de beisebol afirmou “Não existem bons jogadores natos, eu me tornei um bom jogador, porque paguei o preço do exercício constante”.
O líder paga um alto preço em alguns aspectos, por exemplo: quando recebe críticas, a crítica é um juízo. O crítico é um juiz que observa, avalia, tira conclusões e as expressa.
Uma crítica positiva é saudável, enquanto que a negativa é destrutiva, pode magoar e ferir.
O líder paga um alto preço pelo cansaço, isto é, o exercício da liderança é estressante. Uma pessoa cansada tem poucas condições de rendimento.
O líder paga um alto preço por estar só, esquecido, abandonado.
O líder eficiente procura conselhos, a Bíblia diz que na multidão de conselheiros há verdadeira sabedoria.
Quando o líder toma decisões precipitadas, sem ouvir ninguém, corre o risco de pagar um alto preço da solidão. E a solidão dói, machuca e fere o líder.
O líder paga um alto preço por tomar decisões difíceis. Muitas vezes as decisões não agradam, mas quando ele não toma, prejudica o crescimento do grupo.
Sabemos agora quanto custa ser um líder, esta tarefa é para pessoas maduras e sensatas, pois vão receber críticas, podem ser vencidos pelo cansaço, podem ficar sozinhos a ao tomar decisões muitas vezes será incompreendido.
Você está preparado para pagar o preço da liderança?
Então, vá em frente e seja bem sucedido.


Nenhum comentário: