sábado, 4 de julho de 2009

LIDERANÇA SERVIDORA

Começo o meu artigo citando uma frase do grande líder Martin Luther King Jr. “Você não precisa ter um diploma de faculdade para servir. Não é fundamental conhecer a segunda lei da termodinâmica na física para servir. Só precisa ter um coração generoso e uma alma movida pelo amor.”
Quanta verdade nesta frase, muitos colocam barreiras para não servir tais como: este problema não é meu, eu pago imposto e exijo melhorias, etc... Mas, se todos nós começássemos a servir, o mundo seria diferente.
O poeta W.H.Auden citado por James Hunter em seu livro (Como se tornar um líder servidor- Editora Sextante) disse: “estamos neste mundo para fazer o bem para os outros. O que os outros estão fazendo aqui eu não sei.”
Não posso escrever sobre liderança servidora sem mencionar Jesus, ele foi o maior líder de todos os tempos. Não questiono se você tem fé nele ou não, o fato inegável é que ele foi um líder exemplar, para mim em particular o meu redentor e salvador pessoal.
James Hunter diz “se liderança tem a ver com influência – e sabemos que tem -, desafio qualquer um a indicar um ser humano na história do mundo mais influente do que Jesus.”
Observe o que H.G.Wells (famoso escritor e historiador, ateu e crítico severo do cristianismo) comentou: “Sou um historiador, não um crente. Mas não posso deixar de reconhecer que aquele pregador indigente de Nazaré é inegavelmente o centro da história. Jesus Cristo é de longe a figura mais dominante em toda a história.”
Analise os ensinos de Jesus sobre liderança servidora:
“Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:26-28
- Ele diz que qualquer um que deseje ser o líder deve primeiro servir.
- Jesus falava sobre liderar com autoridade. James Hunter diz que “em essência, Ele dizia que, se alguém quisesse influenciar as pessoas do pescoço para cima, então devia servir, ou seja, sacrificar-se e procurar o bem maior de seus liderados.”
Um exemplo prático do que Jesus fez está registrado em João 13:1-20, cito apenas os versos 14 e 15, “ Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque, eu vos dei o exemplo, para que, como eu fiz, façais vós também.”
Pense bem, sua liderança é um reflexo direto de quem você é. Sua postura como líder nunca será melhor do que sua postura como pessoa.
Então, você precisa:
Conhecer-se a si mesmo
Ter domínio próprio
Ter uma missão de vida
Termino dizendo que, vamos aprender com Jesus, pois, o líder é aquele que serve.
E não se esqueça, o líder exerce influência e é influenciado, provoca mudanças e sofre mudanças, serve e é servido.

Nenhum comentário: