terça-feira, 31 de maio de 2011

COMO GANHAR DINHEIRO

Tenho observado aqui em nossa cidade o grande número de pessoas correndo atrás da sorte. As 2 casas lotéricas ficam lotadas quase todos os dias, sei que serviços bancários são prestados ali, mas a grande maioria vai lá para jogar, ou seja, acreditam que podem enriquecer de forma rápida.

O dinheiro é essencial na vida do ser humano, sem ele não podemos comprar alimento, comprar ou alugar casa, pagar as despesas essenciais do dia a dia, pagar uma consulta médica, comprar remédios, viajar e muitas outras coisas.
O problema é quando o dinheiro passa a ser o nosso senhor, isto é, nos tornamos escravos dele. Quando entramos em dívidas (cheque especial, cartão de crédito, lojas, mercado), bate um desespero e a preocupação aumenta.
Uma pessoa endividada é escrava do dinheiro, trabalha, faz hora extra para servir ao dinheiro, com isso a saúde fica debilitada precisando de mais dinheiro  para tratar, entrando num círculo vicioso que pode terminar muito mal.
Como viver uma vida equilibrada financeiramente? Como ganhar dinheiro de forma lícita?
Pauto a minha vida por princípios bíblicos e no livro de 1ª Timóteo 6.10 diz: “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”
O dinheiro em si não é o problema, mas o amor a ele é a raiz de todos os males. Já presenciei famílias brigando por herança após o falecimento dos pais, que tristeza, lutando pelo vil metal.
Ganhamos dinheiro trabalhando, ganhando o pão de cada dia. O livro de Provérbios no capítulo 6 verso 6 chama de preguiçoso quem não quer trabalhar, também traz o exemplo da formiga como exemplo de trabalho. “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio.”
Ganhamos dinheiro quando economizamos, gastando menos do que recebemos.
Ganhamos dinheiro quando planejamos, ou seja, colocamos em ordem de prioridades as coisas.
E ganhamos dinheiro investindo, guardando na poupança, nos fundos de investimento, comprando um imóvel que vai valorizar no futuro.
Ganhe dinheiro com sabedoria, não seja escravo dele, busque o reino de Deus em primeiro lugar e as demais coisas serão acrescentadas.

Nenhum comentário: