Follow by Email

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

QUALIDADES DE UMA BOA LIDERANÇA

Qualidades para uma Boa Liderança


Êxodo 18.13-26

“Além disto procurarás dentre todo o povo homens de capacidade, tementes a Deus, homens verazes, que aborreçam a avareza, e os porás sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez” (v.21).



Fala-se muito em liderança nos dias atuais, recentemente li dois livros de James Hunter (O monge e o executivo e Liderança Servidora) e destaco uma frase que marcou muito a minha vida que diz: “liderança é a arte de influenciar pessoas”.

Em todos os segmentos é necessário líderes, quando o povo de Israel estava sem um líder, no livro de Juízes relata que cada um fazia o que queria.

O líder influencia pessoas e dentro do contexto eclesiástico para liderar é necessário ter qualificações bíblicas.

O texto de hoje traz um problema e uma solução, o povo estava sobrecarregando Moisés, e percebendo a situação Jetro seu sogro lhe dá conselhos.

O problema era que o trabalho era pesado para liderar a multidão, foi ai que o sogro de Moisés deu o seguinte conselho: “Mas procura dentre todo povo homens capazes, tementes a Deus, que aborreçam a avareza e põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez. Julguem a este povo em todo o tempo. Que a ti tragam toda causa grave, mas toda causa pequena eles mesmos a julguem. Assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles levarão contigo” V.21,22

O texto menciona quatro qualidades para liderar, a primeira é ser capaz, pessoa com conhecimento de causa, que saibam resolver problemas, com maturidade.

A segunda qualidade para liderar é ser temente a Deus, honra-lo em tudo, reconhecer que é tudo para a sua honra e glória.

Em seguida é mencionado a terceira qualidade, homens de verdade, pessoas confiáveis, verdadeiras, críveis.

E  por fim, que aborreçam a avareza, honestidade acima de tudo.

Eu tenho a absoluta certeza, se você possuir estas quatro qualidades, será um excelente líder.

Que Deus nos dê sabedoria e força no exercício do ministério cristão.


Nenhum comentário: