sábado, 27 de março de 2010

PLANEJAMENTO


PLANEJAMENTO

O que é planejar? Na definição do Dicionário Aurélio é fazer o plano, elaborar um plano. E plano é projeto com fim determinado, conjunto de métodos e medidas para a execução de um empreendimento.
Tendo esta verdade em mente, é preciso enfatizar que não podemos viver sem planos, ou seja, precisamos sempre planejar.
Se tenho o desejo de construir uma casa, não posso só ficar no campo da idéia, é preciso ir para o campo da ação, isto é, planejar esta construção.
Lendo o livro Planejamento Estratégico de Josué Campanha, ele afirma que, ao elaborar um plano, devemos fazer algumas perguntas: desejamos avançar em que, avançar para onde, quanto avançar, de que forma avançar, com que custo?
O papa da administração moderna Peter Drucker afirmou: “Um plano não é nada, a menos que ele se transforme em ação”.
Precisamos conhecer as estratégias, os caminhos, as oportunidades e os obstáculos para elaborarmos um bom planejamento.
Tenho grandes sonhos para a comunidade onde congrego, para que o sonho tornar-se realidade é preciso planejamento. É necessário ter visão do futuro e colocar a visão em ação.
Estou sempre aberto a novos conhecimentos, creio que na vida, vamos aprender até morrer. Nesta busca de aprendizagem, tenho participado de palestras sobre diversos assuntos, dia 09 de Março participei de uma no Posto do Sebrae Artur Nogueira. O tema da palestra foi “Planejando a abertura do seu negocio”, entre outros assuntos foi abordado sobre a avaliação da oportunidade, onde é preciso identificar a necessidade, ver se há perspectiva de lucro e quanto tempo dura esta oportunidade. Também vimos sobre a importância de elaborarmos um plano de negocio. As seguintes perguntas servem como parâmetro – oque, quanto, como, porque, quando e onde.
Sem um plano não chegaremos a lugar nenhum. O próprio Jesus Cristo ensinou sobre a importância do planejamento, observe as palavras dele registradas em Lucas 14:28,29 e 30.
“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que virem zombe dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pode acabar.”
É necessário fazer planos, não podemos ser simplistas e achar que tudo será resolvido na hora, num passe de mágica. Se não planejarmos, vamos ficar a ver navios.
Termino com a seguinte afirmação, nem tudo que planejamos será concretizado. O autor de Provérbios 16:1 diz: “ O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”.
Em resumo diria, façamos a nossa parte e dependamos de Deus.

Nenhum comentário: