segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Voce tem medo?


O que é medo? “Medo é uma emoção que se experimenta na presença ou na expectativa de perigo real, frequentemente físico.” (Pregando sobre os problemas da vida – Lloyde M. Perry e Charles Sell – Juerp)

As reações diante de uma situação de perigo são várias, alguns tem taquicardia, outros a respiração fica curta, já outros começam a suar, tensão muscular, secura na boca. O medo produz um aumento de adrenalina na corrente sanguínea.

Quando criança os medos parecem ser maiores do que tudo, ou seja, há o medo do escuro, do lobisomem, do bicho papão, de tirar nota baixa na escola, da reação do pai ao desobedece-lo. São medos infantis e alimentados pelos pais para intimidá-los.

Quando adulto parece que o medo acaba, parece, mas ele está ali e pode manifestar-se a qualquer momento.

O grande problema é o medo dos homens, ou seja, o receio do que vão dizer, como reagirão a tudo que estou fazendo.

A luz da Bíblia, podemos entender a origem do medo. Deus criou o homem para desfrutar do Jardim do Éden, viver em paz e segurança. Ele estabeleceu os critérios, da árvore do conhecimento do bem e do mal não poderia comer, foi justamente a que o homem comeu. Qual foi o resultado da desobediência a Deus? Medo. “Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu e escondi-me.” Gênesis 3.10

O medo acompanha o homem desde o inicio do mundo, é fruto do pecado.

O maior pecado é deixar de respeitar a Deus plenamente e de temê-lo acima de tudo.

Em Mateus 10.28 Jesus diz: “Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”

Quem obedece a Deus e segue os seus princípios vive tranquilo, em paz, sem temores. Esta é a garantia de todo àquele que descansa no Senhor conforme Números 14.9 “O Senhor está conosco não os temais.”

Quando decidimos amar a Deus os nossos medos deixam de existir. “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1ª João 4.18

Vença os seus medos, confia em Deus, entregando sua vida a Jesus para desfrutar de uma vida sem temores.




Nenhum comentário: