segunda-feira, 10 de novembro de 2008

TEMPO

Vamos pensar sobre o tempo neste artigo, a primeira pergunta é, o que é tempo?
O dicionário da língua portuguesa define tempo como- “Duração calculável dos seres e das coisas; duração limitada; sucessão de dias, horas, momentos, período; época; estado atmosférico; os séculos; ensejo; estação ou ocasião própria; cada uma das partes completas de uma peça musical, em que o andamento muda; duração de cada parte do compasso; flexão indicativo do momento a que se refere o estado ou ação dos verbos.”
A Bíblia declara em Eclesiastes 3:1 que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. O pregador, provavelmente Salomão, faz uma descrição neste capítulo sobre como o tempo passa rápido.
Ao mesmo tempo em que comemoramos o nascimento de uma criança, estamos chorando a perda de um ente querido.
O autor bíblico diz mais: “ Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar...”; gosto da expressão do verso 15 “O que é já foi, e o que há de ser também já foi, e Deus pede conta do que passou.”
Sabendo que seremos cobrados por Deus quanto ao uso do tempo, precisamos administra-lo bem.
Aprendi que controlar nosso tempo, significa controlar os eventos de nossas vidas, e é importante que Deus esteja no controle desses aspectos de nossas vidas.
Em um encontro de Igrejas no Acampamento Sumaré-SP há oito anos, participei de um seminário cujo tema era “Administrando o tempo” , aprendi entre outras coisas sobre: ladrões do tempo, porque nunca temos o tempo suficiente e como utilizar de forma correta o tempo.
Existem dois tipos de ladrões do tempo: o imposto e o auto-imposto. Os ladrões do tempo impostos são: reuniões desnecessárias, comunicação pobre, baixa moral e não ter uma clara definição de trabalho e metas.
Os ladrões que são auto-impostos incluem: desorganização pessoal, cansaço, falta de auto-disciplina, abandono de tarefas sem terminar, alvos não claros e planejamento pobre.
O fato de nunca termos tempo suficiente são pelas seguintes razões: I nterrupçáo (vocé é interrompido e deixa a sua tarefa para depois), procrastinação (eu faço isto mais tarde), alterar as prioridades e planejamento pobre.
Eu posso utilizar de forma correta o tempo quando eu tenho alvos.
Vamos cumprir nossas metas e usar com sabedoria o tempo que Deus nos deu.
A minha oração e desejo é que vocë desfrute bem do seu tempo, faça isso com sabedoria e aplicação.
Termino como comecei, a tempo para tudo, aproveite o seu tempo.

Pr.Cleverson Pereira do Valle
Pastor da 1ª Ig.Batista em Artur Nogueira
E-mail cleversonvalle@yahoo.com.br

Um comentário:

Alessandra Vieira disse...

Obrigada, Pastor!!!
Estava precisando destas palavras...